2 de fevereiro de 2008

Seja Amigo de Jesus

Amigos ou Inimigos?


A grande Muralha da China é realmente uma obra colossal. Foram necessários 1.000.000 de trabalhadores para executar o projeto. Começaram a construção no ano 215 AC, e concluíram no século XIV de nossa era. São 1.600 anos de trabalho! Ela tem 2.400km de extensão, sete metros de largura e dez metros de altura, atravessando inúmeros vales e montanhas. Afirmava-se que seria a única obra feita pelo homem que se poderia ver da lua. Sem dúvida, gigantesca como é, a grande Muralha nunca teve a utilidade que se esperava. Ela foi construída para proteger o povo da invasão de exércitos inimigos, porém jamais cumpriu tal propósito. Porque os invasores sempre encontraram um traidor que lhes abria uma das muitas portas que tinha a muralha. Um enorme esforço, sem nenhuma utilidade. E este feito histórico convida a reflexão.

Quantas outras muralhas constroem os seres humanos! A muralha da cultura, para proteger-se do inimigo da ignorância; a muralha da estabilidade econômica, para defender-se da pobreza; a muralha da fé, para evitar os males da incredulidade. Mas, quanto valor pode ter todo este esforço, se no fundo da alma conservamos a presença encoberta de motivações e atitudes traiçoeiras?

A grande Muralha da China chegou a ser inútil por causa dos seus traidores internos. Assim também, toda nossa vida poderia terminar em fracasso, não por causa de outros, mas devido a nós mesmos: um mal pensamento, uma atitude mesquinha ou um vício destrutivo que decomponha nossa atividade mental. Um só pensamento torcido ou negativo, alojado no cérebro como um tumor maligno, quanto estrago produz! É o pior traidor da vida. A negra cobiça de Judas, o dominante alcoolismo de Alexandre Magno, a cega ambição de Napoleão Bonaparte são apenas uma amostra indicativa do triste fim que ocorre aos que não controlam os seus pensamentos. Quantos são chamados a triunfar, mas fracassam! Tão somente porque se deixam levar por pensamentos traidores e negativos. Quem recordar a história da Muralha da China se esforçará por cultivar habitualmente pensamentos positivos e estimulantes. Não permitirá que nenhum pensamento traidor se instale em sua mente. Todos os seus neurônios estarão a serviço de atitudes corretas e fins nobres. (Enrique Chaij, Vivir em Positivo, 6).

Quais são os sonhos de sua vida? Que projetos você tem em suas mãos? Se deseja que seus esforços sejam coroados com êxito, cultive pensamentos limpos e positivos. Acredite em Deus, e convide-O para ser parceiro em todos os seus planos. Com a ajuda dEle nenhuma força negativa e traidora dominará seu coração. Seja amigo de você mesmo. Seja amigo de Jesus.

Umberto Moura

Nenhum comentário: