15 de maio de 2008

Princípios do evangelismo digital



É bom dizer O QUE É e O QUE NÃO É o evangelismo digital, pois muita gente pensa que a proposta é eliminar os prédios das igrejas e levar tudo para a internet.

Apesar de haver alguma iniciativa dessa natureza (http://www.shipoffools.com/), a intenção aqui não é essa.

Os fundamentos para evangelizar usando meios digitais são os mesmos da evangelização convencional:

1. Lidamos com pessoas.
2. Essas pessoas têm sentimentos, expectativas e conceitos pré-concebidos.
3. Elas procuram alguma coisa (ou alguém).
4. Elas precisam de atenção honesta (amor).


As diferenças básicas são:

1. Não estamos frente a frente com o interessado.
2. Temos a obrigação de fornecer informação, tanto superficial quanto aprofundada.
3. O interessado precisa ter um modo rápido e prático de entrar em contato.

Em outras palavras, o evangelismo digital tem a obrigação de fornecer um maior número de informação do que o evangelismo presencial ou à distância por correspondência, e ao mesmo tempo, continuar tratando o interessado como se fosse a única pessoa no mundo.

A internet e os computadores encaixam-se como uma luva nesse cenário de massificação "1 to 1". Bons aplicativos de e-Learning e CRM tornam-se fundamentais. Contatos periódicos são imprescindíveis.

Resumindo, o evangelismo digital...:

1. não pretende substituir o evangelismo presencial.
2. amplia as possibilidades de conhecimento do interessado, possibilitando aumentar a solidez de sua fé.
3. inicia ou complementa o evangelismo presencial.


Esses são os princípios do EVANGELISMO DIGITAL.

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