3 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!

A saudação “Feliz Ano Novo!” tornou-se, para muitos, um chavão, repetido maquinalmente sem a menor lembrança de seu significado (da mesma forma como muitos cantam as estrofes de belos e inspiradores hinos familiares).

Contudo, repetida indiferente ou calorosamente, sincera ou insincera-mente, a saudação “Feliz Ano Novo!” revela sentimentos dignos e é altamente adequada ao começo de qualquer novo ano.
“Feliz Ano Novo” era o título da mensagem de Eilen White em The Youth’s instructor de 5 de janeiro de 1881, hã cem anos, portanto. A mensagem dizia: “Nesta bela manhã de primeiro de janeiro de 1881, saúdo as crianças e jovens de Instructor com um Feliz Ano Novo. O ano velho, 1880, com seus fardos de recordações, passou e o novo ano, com suas perspectivas, esperanças e atividades se inicia.”

O tema da mensagem da senhora White era que o ano pode ser um bem, caso você se entregue completamente a Cristo, convide os Santos anjos a dirigi-lo na senda da justiça e “deixe a sua luz brilhar” sobre os outros. Para ilustrar a importância da escolha do caminho de Deus na busca da verdadeira felicidade, ela citou a história de um homem idoso que, no final do ano, olhava através da janela.

Acima ele via o céu azul e o brilho das estrelas e abaixo, o frio, a terra coberta de neve. Em estado de profunda depressão, “ele via o túmulo aberto diante de si, e, atrás, pecados e tristezas de uma vida desperdiçada. Ele havia trilhado o caminho de sua própria escolha em busca da felicidade e não a encontrara. Corpo abatido, sua alma enchia-se de remorso.

“Os dias de sua juventude voltavam-lhe à mente como espectros reprovadores, e ele viu-se novamente numa encruzilhada — um caminho levava a um lar de paz; o outro à escuridão e desespero. Ele viu, sentiu o terrível engano cometido na escolha de negros caminhos, e seguiu a orientação de Satanás, quando os anjos de Deus estavam aguardando ansiosos para lhe mostrar o caminho da luz. A vida fora-lhe um fracasso. Atingido por aflições e desapontamentos, ele clamou em agonia: “Oh! meu Pai, permite-me voltar aos dias de minha juventude! Coloca diante de mim, outra vez, os dois caminhos, a fim de que eu possa escolher o caminho da luz.”

“Mas não houve a resposta do Pai e ele não retornou aos dias de sua juventude. Ele se lembrou dos amigos que haviam escolhido melhor caminho, e desejou tê-los acompanhado. Preferiu ter morrido na infância a ter vivido de modo desperdiçado. Com amargo remorso e lágrimas que cegavam-lhe os olhos, curvou a cabeça e clamou novamente: ‘Oh! que voltem os dias de minha juventude! Oh! que isso ocorra pelo toque da mão do anjo protetor que uma vez me foi dado para conduzir-me ao caminho da paz e da santidade’.

“E sua juventude voltou, pois tudo o que ele tinha visto, dito e sentido era apenas a visão profética de alguém que era ainda jovem em idade, porém, havia rapidamente crescido em pecado. Em uma hora de tristeza e aborrecimento com o mundo, ele tinha visto, por antecipação, o remorso e desapontamento a que ele se precipitara afastando-se de Deus; e ele despertou com alegria para descobrir que ainda lhe restava tempo para escolher o caminho da paz, da felicidade, do Céu.”

Eilen White estimula, então, seus leitores a “escolher o caminho da justiça” no começo do novo ano e a irem “avante, dirigidos pelos anjos celestiais; sejam corajosos; empreendedores; deixem a luz brilhar.”

Mensagem Ainda Apropriada
Embora escrita há cem anos e destinada basicamente aos jovens, a mensagem da senhora White é apropriada atualmente para pessoas de todas as idades. Que extraordinário privilégio estar vivo! Milhões de pessoas morreram no ano que passou; terminou, para elas, o tempo da graça; o que delas se encontra nos livros celestiais não pode ser alterado. Mas nós aqui estamos, no alvorecer de um novo ano, com a oportunidade de fazer escolhas corretas, tendo o privilégio de pedir a Cristo para cobrir nossa vida — passada e presente — com Sua perfeita justiça. Podemos permanecer em pé diante de Deus como se nunca houvéssemos pecado. Além disso, podemos render nosso coração e faculdades a Jesus para que Ele viva em nós inteiramente pelo Seu Espírito, orientando nossa decisão, purificando nossos motivos, controlando nossos pensamentos e tomando-nos cristãos amorosos e amoráveis.

Se 1981 for como outros anos, trará provações, pesares e desapontamentos, mas também alegrias e vitórias. Mas, se abrirmos o coração a Jesus, sem reservas, não seremos abatidos. Seguiremos avante com coragem.

Concluímos este artigo da maneira como a senhora White encerrou o seu, há cem anos: “Possam as palavras da inspiração ser aplicáveis a você. — ‘Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o maligno.’ I S. João 2:13. Ouça a palavra do grande apóstolo, ecoando através dos séculos. ‘Portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.’ I Cor. 16:13. Os que se encontram na luta contra a falsidade e o pecado, são achados verdadeiros e nobres. São homens que batalharão até o fim sem capitular. Concluo dese jando-lhes Feliz Ano Novo.”

Kenneth H . Wood

Review and Herald

Nenhum comentário: