27 de setembro de 2010

O Mar da Galiléia e o Mar Morto

Existem dois mares na Palestina. Um é refrescante e aprazível e nele saltam peixes. Uma orla verdejante adorna suas ribanceiras. Nas praias brincam crianças.O rio Jordão é que forma esse lago, chamado de mar da Galiléia, com águas limpas das montanhas. Assim, prossegue seu itinerário, brilhante á luz do sol. E os homens constroem casas em sua proximidade, e pássaros os seus ninhos; e toda a vida ali é mais feliz, por causa do rio.

O rio Jordão corre para o sul, desaguando em outro mar, chamado de mar Morto. Nele não nadam peixes, nem há folhagens nas suas margens, nem pássaros, nem risos de crianças. O ar paira pesado sobre as águas que ninguém se atreve a beber.Que é que faz a diferença entre esses mares vizinhos? Não é o rio Jordão. Este esvazia suas águas salutares em ambos. Nem é o solo em que repousam. Tampouco é a terra ao redor.Eis a diferença: o mar da Galiléia recebe para dar, não retém o Jordão. Para cada gosta que nele deságua, outra gota parte.

O dar e o receber se equilibram perfeitamente. O outro mar é egoísta, retendo tudo o que recebe. Nunca tenta um impulso generoso. Cada gosta que nele cai, nele fica. O mar da Galiléia dá e vive. Esse outro mar não dá de si. Por isso mesmo se chama mar Morto.Existem também essas duas espécies de pessoas no mundo.

Um comentário:

Sterferson Xavier disse...

Bem que Jesus disse que "mais bem-aventurado é dar que receber" (Atos 20:35)!