8 de julho de 2009

O que devemos comer



Os meios de comunicação da sociedade de consumo bombardeiam-nos diariamente com mensagens acerca do que devemos comer. Mas acontece com freqüência que o que recomendam não é precisamente o mais saudável. Que necessitamos de comer, pois, para sermos saudáveis?

O Código Europeu contra o Câncer, elaborado por um comitê de especialistas de todos os países membros da União Européia, recomenda no seu ponto número 3: “Aumente o consumo diário de verduras e hortaliças frescas. Coma frequentemente cereais com alto teor de fibra”.

O que mais devemos comer para ter boa saúde são, precisamente, alimentos de origem vegetal. A fruta, os cereais e as hortaliças (incluindo as verduras, os legumes e os bolbos e tubérculos, bem como algumas raízes), constituem a dieta básica do ser humano. Com eles é possível não só estar bem nutrido, mas também prevenir muitas doenças como o câncer.

“Para conservar a saúde, a fruta e as hortaliças frescas têm que constituir a parte fundamental da nossa alimentação”. Mahatma Gandhi, Libertador da Índia, 1869-1948

Nenhum comentário: