4 de dezembro de 2008

Mulheres caladas na igreja?



No atual momento, um dos temas mais controvertidos no contexto religioso, é o debate sobre o estilo de adoração adequado. Desta vez, as mulheres não ficaram de fora uma vez que na perspectiva de algumas igrejas é considerado falta de respeito para com Deus e ao próximo permitir que uma mulher exorte uma congregação.

Diante das indagações que estão surgindo, resolvi pesquisar no livro santo para descobrir se realmente as mulheres podem falar nas igrejas. A pesquisa limita-se em grande proporção nas cartas paulinas, onde percebemos que houveram problemas bem semelhantes, principalmente no contexto de I Coríntios 14:34.

“Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhe é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina”.

O que levou Paulo a fazer estas declarações? Será que suas afirmações estão limitadas a sua época, ou também para os nossos dias? Pode haver alguma possibilidade do texto ter sido traduzido de maneira não coerente a ponto de mudar seu sentido? Como os líderes religiosos tem visto as reivindicações de algumas senhoras que pleiteiam estes privilégios?


Nenhum comentário: