20 de agosto de 2008

Ouro Olímpico ou Ouro Eterno


“Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.” Provérbios 16:32.
Essa citação de Salomão, aos olhos de muitos hoje é defasada e sem valor. É muito comum perdermos a cabeça ao sermos contrariados e deixarmos esse valioso conselho de lado. Seria interessante nos perguntarmos qual é o nosso lucro em reagir dessa maneira. Muitas vezes magoamos nosso queridos, perdemos amizades de longos anos ou até mesmo amizades que poderiam ser conquistadas. E tudo isso a troco de que?
“No uso da linguagem não há, talvez, um erro que os adultos e jovens estejam mais dispostos a passar por alto em si mesmos do que as palavras precipitadas, impacientes.Julgam que é desculpa suficiente alegar: “Eu fui apanhado de surpresa, e não queria dizer justamente o que eu disse.” Mas a Palavra de Deus não trata o nosso caso levianamente. Diz a escritura: “Pode-se esperar mais de um tolo do que quem pensa que é mais sábio do que é.” Provérbios 26:12. “Quem não sabe se controlar é tão sem defesa quanto uma cidade sem muralhas.” Provérbios 25:28. ( Mensagem aos Jovens, pág. 136)
Assim sendo, como conseguir dominar a nós mesmos, como dominar nosso eu tão egoísta e prepotente?
Devemos ser como os atletas! Olhai os sacrifícios que eles fazem a fim de dominarem seu corpo e sua mente na tentativa de alcançar prêmios, fama, dinheiro. Muitas vezes, não poucas, ignoram dor, humilhação e angústia com o propósito de serem sempre melhores do que já são.
Note que o desejo de vencer os move nessa trajetória atlética, e que sempre há um treinador para motivar, consolar e auxiliar em todas as situações.
Nós também temos esse auxílio. Temos o Treinador dos treinadores.
“Com sua própria força não pode o homem dominar o seu espírito mas por Cristo poderá conseguir o domínio próprio. Em seu poder conseguirá trazer os pensamentos e palavras em sujeição à vontade de Deus. A religião de Cristo traz as emoções sob o domínio da razão, e disciplina a língua. Sob sua influência é abrandado o temperamento precipitado, e o coração enche-se de paciência e amabilidade.”
Que Ouro desejas alcançar?

Nenhum comentário: