29 de maio de 2008

Cada igreja precisa de um site próprio para evangelizar?

Sempre que alguém fica sabendo que tenho atuado no evangelismo digital, ouço a mesma pergunta:

Eu também quero fazer a página da minha igreja. Você pode me ajudar?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender um dos pilares do funcionamento da internet, que é o compartilhamento do conhecimento.

Pense conosco: por que as pessoas concordam em incluir informações na Wikipedia(*1) (http://www.wikipedia.org/) sem direitos autorais, ao invés de lançar um site sobre determinado assunto?

Porque essas pessoas desejam que seu conhecimento esteja disponível aos interessados, em um lugar de notoriedade, sem ter que construir a infra-estrutura para isso. Hoje a Wikipedia é esse lugar comum, e é lá que as pessoas escrevem seus artigos. Esse é o princípio da concessionária de energia elétrica. Ao invés de construir uma hidrelétrica, você liga seu fio no poste que passa pela rua e pronto, a energia está em sua casa!

Ao pensar em evangelismo pela internet, devemos pensar da mesma forma que pensamos no evangelismo presencial. Por acaso sua igreja edita revistas e periódicos evangelísticos? Em outras palavras, ela constrói uma hidrelétrica? Algumas sim, mas a maioria apenas usa esses meios criados pela Organização religiosa à qual está ligada. Em outras palavras, elas apenas ligam o fio no poste.

Apesar de a internet permitir a publicação de novos materiais a custo praticamente nulo, normalmente a igreja local não terá à disposição uma equipe que dê o suporte necessário aos interessados, nem uma equipe responsável por melhorar o site e incluir materiais relevantes para os visitantes. Ou seja, ela não vai ter quem tome conta da hidrelétrica!

Portanto, uma das boas práticas do evangelismo digital é unir os esforços da Organização para que o evangelismo feito por ela adquira cada vez mais sua identidade própria, de forma centralizada. Com isso as igrejas locais não precisam criar e manter essa infra-estrutura.

Uma boa notícia, é que essa administração centralizada não precisa reunir as pessoas num mesmo local físico.

Agora você pode estar se perguntando: então quer dizer que minha igreja não deve ter um site?De uma forma simples e objetiva, a resposta é:Sim, sua igreja pode e deve ter um site.Mas, esse é um assunto para outro artigo, que tratará da criação das comunidades locais em torno do evangelismo.

De uma forma geral, manter um site dá trabalho. Fazer inovações exige pessoal qualificado. Para manter o conteúdo atualizado, são necessárias pessoas com disponibilidade de tempo e conhecimento. Será que sua igreja local tem essas pessoas à disposição?

Portanto, levar a Palavra de Deus ao mundo com eficiência, exige um esforço conjunto e planejado, com visão mais longe do que o próprio bairro.

Desta forma, respondendo à pergunta que é o título desse artigo: Não, as igrejas locais não precisam de sites para evangelizar. Elas precisam de sites para criar relacionamentos. Em uma visão mais ampla, o ideal é que elas nem tenham seções próprias de evangelismo, se a Organização religiosa à qual ela pertence já tiver alguma iniciativa nesse sentido.

*1: na verdade, a Wikipedia é parte de um projeto, chamado Wikimedia Foundation (http://www.wikimedia.org/), onde há livros, dicionários, citações, enciclopédia, etc.

Nossa dica: Participe da Rede Adventista, sendo um instrutor, conselheiro, visitador, etc! E ajude nessa nova maneira de evangelizar!

Nenhum comentário: