19 de novembro de 2007

O Jovem e a Internet

Internet tem feito uma grande ponte entre o homem e a tecnologia. O homem consegue em segundos fazer uma grande pesquisa de dados. A Internet tem levado cultura, conhecimento, facilidades, dinheiro, avanços, relacionamento e muito mais ao homem. Não há como negar as tantas facilidades que a Internet pode proporcionar a seus milhões de usuários. Que maravilha é conhecer o mundo de dentro de sua casa! Que bom não ter que enfrentar filas para pagamentos.
Tudo isto é fantástico! Facilidade para os estudantes fazerem suas pesquisas de dentro de seus lares. Porém, existe um ponto que muito me preocupa: as mil e uma possibilidades para os outros caminhos. São tantas as portas que se abrem para horizontes de novas descobertas e prazeres, que não podemos divisar. Por que tantas crianças, jovens e adultos ficam horas em frente ao computador? O que há de tão fascinante?
Tenho um jovem amigo de 19 anos que costuma ficar mais ou menos 8 horas por dia em salas de bate-papo com garotas na Internet. Será que uma sala de bate-papo pode dar tudo que um jovem precisa por 7 ou 8 horas?
Será que as pesquisas para o trabalho ou escola nos retêm mais de 7 horas de vida em comunidade para nos deixar à frente de um computador? Será que estamos mesmo trabalhando na Internet ou apenas viajando em nossas mais profundas paixões?
Antes da Internet havia mais relacionamento interpessoal. As crianças brincavam mais de peão, bola de gude, pique-esconde, etc. Os jovens faziam mais pesquisas em grupo, festinhas de sábado à noite, bate-papos, passeios,etc. A Internet ajudou as pessoas com dificuldades em se relacionar a se tornarem mais complicadas e solitárias. Em frente a um computador ninguém precisa se expor, sorrir quando está triste, ser agradável quando se está de mau humor, ser bom quando se está com raiva, ser amigo quando não se sente amado por ninguém. Muitos se tornaram mais egoístas, individualistas, materialistas e pecadores, pois a única coisa que você pode abraçar na frente do computador é a você mesmo; entretanto, mesmo conectado com o mundo e as pessoas, nada pode substituir o toque do ser humano. Muitas vezes é melhor dizer o que se quer, sem ter que dizer quem é. Na Internet é só você.
Na vida, porém, você faz parte de um mundo! Com olhos só para a Internet, você pode passar a enxergar a vida só pelos seus olhos. Quando o mundo é visto só pelo nosso prisma, parece que só nós estamos certos, que só nós existimos, que só nossas opiniões estão corretas. O individualismo causado pela Internet, em alguns casos, pode ser o primeiro passo para o trono da solidão.
Há pouco tempo, conheci dois casos distintos. O primeiro: uma mulher que abandonou o marido e os filhos porque descobriu "um novo amor" na Internet, em uma sala de bate-papo. E o segundo: um esposo que trocou sua esposa e filhos por causa de "uma paixão" por uma garota de 16 anos. Tenho visto esposos que deixam de se deitar ao lado de suas esposas à noite para ficarem horas a fio, em salas de "interessantes assuntos", com outras mulheres.
Há esposas que gastam horas em salas de bate-papo só para contar seus problemas mais íntimos nunca antes contados para seus maridos. E quais são os resultados? Divórcios, traições, separações, brigas e indiferenças. Quantos jovens chafurdam-se em sites imorais, deleitam-se nos seus mais vis prazeres.
A Bíblia diz: "Tudo é lícito, mas nem tudo me convém." A Internet é lícita, sim! Mas nem tudo que nela é oferecido me convém.
Talvez seja você uma esposa que nada mais sente pelo seu esposo e, por isso, passa horas na Internet procurando algo que lhe possa preencher o coração. Ou talvez, seja um marido que não consegue mais manter um diálogo aberto e fraterno com sua mulher, não apreciando mais sua companhia, e está encantado com as imagens de outras mulheres. Se você se enquadra nesta realidade, saiba de uma coisa, amiga leitora ou amigo leitor: aí ao seu lado está uma pessoa que pode se tornar amelhor companhia do mundo se você investir. Ore, tente destinar a essa pessoa ao menos o mesmo tempo que você têm gastado na Internet, ouvindo seus anseios e suas idéias. Procure amá-la não apenas pelo que ela pode oferecer a você fisicamente. Por favor, não busque nas salas de bate-papo, ou nos sites, a solução para seus problemas.
Possivelmente, seguindo por este caminho, você só irá conseguir mais problemas. Tente resolver seus problemas olhando nos olhos e conversando com carinho. Agora, se você é um jovem que está solitário, que não se sente aceito pelo grupo da escola, da igreja ou do bairro e passa horas na Internet como fuga para seus problemas, saiba que você tem muito valor. Saia um pouco da Internet e viva com as pessoas. Abra o seu coração e deixe Cristo transformar sua vida.
Ame sem esperar nada em troca, levante a cabeça, curta a vida e seja feliz ao lado das pessoas! Aceite os outros da forma como são e eles o aceitarão tal qual você é. Olhe nos olhos das pessoas, segure em suas mãos, contemple seus sorrisos, sinta suas lágrimas. Isso é viver! Use a Internet, mas não permita que ela o use, pois a vida só é vivida de maneira feliz ao lado de Deus e de seres humanos!
Fonte: Pr. Cézar Camacho

Nenhum comentário: